top of page

MINICURSOS

Chaves Taxonômicas Interativas

Professora: M.S. Bárbara Teixeira Faleiro (UFMG)

Ementa: As chaves taxonômicas interativas são mais flexíveis e dinâmicas que as tradicionais por não apresentarem uma sequência hierárquica fixa de passos, permitindo assim que o usuário escolha qualquer caráter para iniciar a identificação de um exemplar. Além disso, as chaves interativas funcionam como uma ótima ferramenta para disseminar o conhecimento taxonômico, uma vez que são acessíveis não apenas aos especialistas do grupo como também aos leigos. Por isso, elas estão, a cada dia, sendo mais utilizadas pelos taxonomistas. Esse curso tem como objetivo ensinar como desenvolver uma chave taxonômica interativa utilizando os programas Xper2 e Xper3.

Natureza: Teórico/prático.

Pré-requisitos: Nenhum.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Notebook com o programa Xper2 já instalado 

(disponível em: http://infosyslab.fr/lis/?q=en/resources/software/xper2).

Vagas: 20.

 

Introdução à Sistemática Molecular

Professor: Dr. Almir R. Pepato (UFMG)

Ementa: O curso compreenderá uma introdução aos marcadores moleculares e sua biologia; Abordará técnicas de obtenção de dados moleculares; Modelos de evolução nucleotídica; Técnicas de inferência filogenéticas com especial atenção às análises Bayesianas e de máxima verossimilhança; Serão feitas práticas com o algoritmo Blast, com os programas Clustal, Muscle, RAxML e MrBayes.

Natureza: Teórico/prático

Pré-requisitos: Espera-se que os alunos tenham noções rudimentares de sistemática filogenética. É necessário também que os alunos tragam seu próprio Laptop, pois o curso inclui uma parte prática.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: O aluno deve trazer um laptop. Para facilitar a execução de parte dos programas,  de preferência rodando em Windows ou Linux.

Vagas: 20

 

Fotografia

Professor: M.S. Antônio Cruz (UFMG)

Ementa:  Introdução; História e importância da fotografia; Conceitos básicos de fotorafia: Fotometria, composição, exposição e profundidade de campo; Equipamentos e asseçorios;  Documentários fotográficos - A estética da biodiversidade; Fotógrafo da National Geografic Brasil e da agência Nitro Imagens. A narrativa fotografica: Experiências e vivências: Carceres; Fotógrafo e Designe gráfico da Agência Nitro Imagens. Vencedor do premio Jabuti de melhor livro de fotografia 2012.

Natureza: Terórico/prático

Pré-requisitos: nenhum

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: câmara fotográfica

Vagas: 15

 

Introdução à análise de parcimônia utilizando o "TNT"

Professores: Daniel Casali e Felipe V. de Freitas (UFMG)

Ementa: Procedimentos básicos da análise de parcimônia utilizando o software TNT, executando buscas exatas e heurísticas (tradicionais e de nova geração); buscas com e sem ponderação, métodos de consenso, medidas de suporte e estabilidade de ramos e mapeamento de sinapomorfias nas topologias obtidas através das análises realizadas.

Natureza: Teórico/prático.

Pré-requisitos: conhecimentos básicos de sistemática filogenética (grupos naturais, caracteres, homologia e critério de máxima parcimônia) e                
conhecimentos básicos de informática.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: computador, com o software TNT instalado. Site para download:   http://www.lillo.org.ar/phylogeny/tnt/ versão Menu interface – no taxon limit para Windows.

Vagas: 20.

 

Genética de espécies invasoras

Professora: Dra. Sandra Ludwig (UFMG)

Ementa:  Teórica: Introdução à bioinvasão; padrão genético de espécies invasoras; processo de dispersão e invasão em um novo ambiente. Prática : aquisição de dados moleculares de espécies invasoras em plataformas online disponíveis; utilização das principais ferramentas/programas que auxiliam nas análises genético-populacional como, Geneious, DnaSP, NETWORK, pacotes R, GENETIX e STRUCTURE. Análise/Discussão dos resultados parciais obtidos ao longo do mini-curso.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de informática.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Notebook com os seguintes programas instalados: Geneious (versão trial por 14 dias http://www.geneious.com/download - façam o download dias antes da disciplina), DnaSP (http://www.ub.edu/dnasp/), NETWORK (http://www.fluxus-engineering.com/sharenet.htm), pacotes R-3.3.1  (https://cran.r-project.org/src/base/R-3/); GENETIX (http://kimura.univ-montp2.fr/genetix/) e STRUCTURE (http://pritchardlab.stanford.edu/structure.html).

Vagas: 10.

 

Introdução à ilustração científica zoológica - Grafite

Professora: Enaile Dias Siffert  (UFMG) (http://lattes.cnpq.br/5626726561291837)

Ementa: Introdução ao estudo de animais através da observação apurada e sua representação gráfica, utilizando as técnicas do grafite. Durante as aulas serão elaborados desenhos descritivos de espécies escolhidas ou de temas ligados à zoologia; serão apresentados, também, exemplos de ilustração científica zoológica, como parâmetros a serem observados.

Natureza: Prático.

Pré-requisitos: Não há.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: 1 lápis 2B; 1 lápis 4B; 1 lápis 6B; borracha plástica; 1 esfuminho número 3 ou número 2; 3 folhas de papel Canson para desenho formato A4; 1 folha de papel vegetal formato A4 ou 1 folha de laser film (poliester) opaco formato A4.

Vagas: 20.

 

Introdução à ilustração científica zoológica - Nanquim

Professora: Rosa Maria Alves Pereira (UFMG)

Ementa: Introdução ao estudo de animais através da observação apurada e sua representação gráfica, utilizando as técnicas da tinta nanquim. Durante as aulas serão elaborados desenhos descritivos de espécies escolhidas ou de temas ligados à zoologia; serão apresentados, também, exemplos de ilustração científica zoológica, como parâmetros a serem observados.

Natureza: Prático.

Pré-requisitos: Não há.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: 1 Lápis HB; borracha plástica; 2 folhas de papel Canson para desenho formato A4; 1 conta-gotas; 1 pena para nanquim; 1 caneta nanquim descartável diâmetro de ponta 0.1 mm; 2 folhas de papel vegetal formato A4 OU 2 folhas de laser film (poliester) opaco formato A4.

Vagas: 20.

 

Fundamentos da Biologia Sistemática

Professor: Ms. Rafael G. de Souza (MN/UFRJ)

Ementa: Preceitos filosóficos que regem a Biologia Sistemática, com implicações diretas e indiretas na forma em que os métodos sistemáticos são conduzidos. Base filosófica para inferências filogenéticas; confecção de caracteres; homólogos e homologia x homogenia; leitura e interpretação de cladogramas; teste e comparação de hipóteses filogenéticas.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Nenhum. mas espera-se a participação dos alunos no desenvolvimento do curso.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Material para anotações.

Vagas: 30.

 

Introdução à taxonomia e filogenia de Echinodermata

Professores: Dra. Gisele Kawauchi e M.S. Paula C. Zama (UFMG), Dr. Cláudio G. Tiago (CEBIMar/USP) & M.S. Luiz Fernando Netto (CEPTA/ICMBio).

Ementa: O curso abordará aspectos da biologia, morfologia externa, anatomia comparada e sistemática das classes de Echinodermata, com vistas a fornecer subsídios para os estudos de campo e de laboratório sobre as espécies da costa brasileira. Métodos de coleta, conservação e identificação. Técnicas de manutenção de animais em laboratório. Cultivo e exploração comercial. Ameaças à conservação das espécies do grupo. Relações filogenéticas entre as classes e entre o grupo e os demais Deuterostômios.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Não há.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: material básico de dissecção (pinças finas, estilete – ou seringas para insulina – , bisturi) e material para desenho.

Vagas: 20.

 

Evolução de mamíferos sul americanos 

Professores: M.S. Rodrigo Parisi Dutra, M.S. Rafaela Missagio (UFMG), Guilherme Sinciato Terra Garbino, Daniel de Mello Casali e Cayo Dias.

Ementa: Grupo Mammalia (Anatomia e caracteres osteológicos, Anatomia e caracteres dentários, Grupos de mamíferos sul americanos atuais); , Origem e evolução dos mamíferos (Mamíferos mesozoicos, História evolutiva dos mamíferos cenozoicos, Historia geológica do Continente Americano);  Xenarthra (Origem e Evolução dos Xenarthra, Anatomia e caracteres, Formas fósseis e viventes, Relações filogenéticas); Rodentia e Primates (Origem e Evolução dos Rodentia, Origem e Evolução dos Primates, Anatomia e Caracteres, Formas fósseis e viventes, Relações filogenéticas);  Marsupiais (Origem e Evolução dos Marsupiais, Morfologia externa, Anatomia e Caracteres, Formas fósseis e viventes, Relações filogenéticas). 

Natureza: Teórico.

Pré-requisitos: Não há.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Material para anotações.

Vagas: 20.

 

Biogeografia integrativa: bases teóricas e metodológicas

Professor: Dr. Ubirajara de Oliveira (UFMG)

Ementa: O curso fará uma revisão/discussão sobre as bases teóricas da biogeografia clássica “histórica” e “ecológica”, e sobre os métodos biogeográficos (ponto de vista teórico, abordando premissas e aplicações). A partir desta base, serão abordados temas teóricos e metodológicos da biogeografia moderna ou “biogeografia evolutiva”. Com isso, o curso se propõe a revisar a base teórica da biogeografia para construção de uma abordagem integrativa da disciplina, em um contexto evolutivo e integrativo.

Natureza: Teórico.

Pré-requisitos: Nenhum.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Nenhum.

Vagas: 80.

 

Taxonomia de pequenos mamíferos não-voadores brasileiros

Professores: M.S. Rodolfo Stumpp e M.S. Natália Boroni Martins (UFMG)

Ementa: Principais características da morfologia externa, craniana e dentária de pequenos mamíferos não-voadores brasileiros. Caracterização e identificação das famílias e gêneros da fauna brasileira de Didelphimorphia, Echimyidae e Cricetidae.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Ter cursado disciplina de Zoologia de Vertebrados em nível de graduação.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Material para anotações em aula.

Vagas: 20.

 

Citogenética Experimental Básica

Professora: Dra. Marta Svartman (UFMG)

Ementa: Ciclo celular; Técnicas de obtenção de preparações cromossômicas; Técnicas de bandeamento cromossômico; Análise citogenética; Aplicações da citogenética para estudos de Sistemática.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Ter cursado disciplina de Zoologia de Vertebrados em nível de graduação.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Material de dissecção (tesoura, pinças, bisturi), para quem tiver, jaleco.

Vagas: 20.

 

Biologia e conservação de quelônios

Professora: Dra. Carla. C. Eisemberg (Charles Darwin University, Austrália)

Ementa:  Diversidade e historia natural das tartarugas marinhas, cágados e jabutis com enfâse em quelônios de água doce brasileiros; 

Descobertas mais recentes em relação à biologia de quelônios assim como as técnicas e análises utilizadas em estudos relacionados ao manejo de espécies ameaçadas.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: nenhum

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas:  material para anotações

Vagas: 15

 

Introdução à Sistemática de moscas (Diptera: Brachycera)

Professora: Dra. Júlia Calhau Almeida (UFGD); Dr. Dr. Frederico Dutra Kirst (UFMG); Dra. Kirstern Lica Follmann Haseyama (UFMG)

Ementa: Serão abordados no minicurso, por meio de aula teórico-prática, aspectos morfológicos dos principais grupos de Brachycera (Diptera), com o objetivo de capacitar os participantes para a identificação de 30 das principais famílias de moscas com ocorrência no Brasil.

Natureza: Teórico-prático.

Pré-requisitos: Não há

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas:  material para anotações.

Vagas: 20

 

Tópicos em comportamento animal

Professor: Samuel Chagas Bernardes 

Ementa: O curso terá como objetivo introduzir e discutir tópicos atuais no estudo do comportamento animal. A primeira aula será introdutória com o objetivo de nivelar os alunos acerca dos conhecimentos mais básicos de etologia. As demais aulas tratarão de (1) estratégia evolutivamente estáveis e teoria dos jogos aplicada à evolução, (2) seleção sexual e origens dos comportamentos sexuais, (3) temas atuais (antrozoologia, optogenética, auto-domesticação). As aulas serão administradas de forma a discutir o modo com que o método científico deve ser aplicado sobre essa área e discutir técnicas e métodos para estudo objetivo e evolutivo do comportamento animal.

Natureza: Teórico

Pré-requisitos: conhecimentos básicos de evolução

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: Material para anotações na primeira aula. Nenhum material essencial

nas demais

Vagas: 30

Análise Bioacústica para fins taxonômicos

Professor: BSc. Pedro C. Rocha (UFV); MsC. João Victor Andrade de Lacerda (UFMG); MsC. Carla da Silva Guimarães (UFV)

Ementa: Conceitos e fundamentos de Bioacústica e suas aplicações taxonômicas; Introdução ao software e análises utilizando o Raven Pro 1.5; Análises no Microsoft Excel; Produção de pranchas e tabelas para fins taxonômicos.

Natureza: Teórico/prático

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Microsoft Excel.

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: computador próprio.

Vagas: 20

Introdução de Sistemática de Chiroptera

Professor: Dra. Valéria da Cunha Tavares (UFMG), Carla Clarissa Nobre, Dra. Ligiane Martins Moras, MsC. Guilherme Siniciato Terra Garbino (UFMG).

Ementa: Curso introdutório sobre a diversidade de Chiroptera, com ênfase nos táxons ocorrentes no Brasil.  Introdução a anatomia de Chiroptera, apresentação das famílias de morcegos viventes e táxons extintos e de gêneros e espécies ocorrentes no Brasil.

Natureza: Teórico/prático

Pré-requisitos:  nenhum

Material didático que o aluno deverá trazer para as aulas: jaleco e luvas cirúrgicas

Vagas: 15

 

bottom of page